Suzano Papel e Celulose no Baixo Parnaíba: mais desmatamento, mais violações

A propósito do nosso último post, “Direitos Humanos: violações  e incidência“, segue aí um apelo, de  comunidades do Baixo Parnaíba, pedindo socorro e confirmando a lógica  deste perverso modelo  de “desenvolvimento”.


Façam a gentileza de divulgar.

Nós, moradores do povoado Enxu, município de São Bernardo, Baixo Parnaiba maranhense, abaixo-assinados vimos por meio deste oficio solicitar aos órgãos competentes tanto nas esferas municipal e estadual como na esfera federal que neguem a Suzano Papel e Celulose qualquer autorização de uso e ocupação do solo e supressão de vegetação.

A área que a Suzano pretende desmatar chega a quinze mil hectares de Cerrado em excelente estado de conservação e cuja área beneficia as comunidades do Enxu, São José, Baixa Grande, Santo Antônio do Magu e Cabeceira do Magu através do extrativismo do pequi e do bacuri e do corte de madeira para construção de suas casas.
Sabe-se que os documentos que comprovariam a propriedade da terra por parte da Suzano provavelmente resultam de fraude cartorial como é o caso do repasse de uma posse de terra do senhor Bernardo Cardoso que a vendeu para um senhor chamado Manuca que por fim vendeu para a Suzano. Só que a posse consiste ao todo em 46 hectares.
Como essa posse não foi objeto de partilha entre os filhos e eles nada assinaram essa venda foi ilícita. A legislação do município de São Bernardo proíbe o desmatamento de mata nativa com finalidade de plantio de monocultura como é o caso do plantio de eucalipto em larga escala. Por essas razões reafirmamos nosso pedido que qualquer pedido de licenciamento seja negado.
São Bernardo, 10 de outubro de 2011
(Seguem assinaturas)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s