"Esselentíssimo" Juiz

É sabido por todos que as autoridades jurisdicionais, com especialíssimo zelo, nossos nobres magistrados, gostam de receber as mais altas distinções. Sobre isso sugiro a leitura do texto “Chega de Excelências, senhores”, de Fausto Rodrigues de Lima, promotor de Justiça do Distrito Federal, postado no blog diário de luta.

A propósito deste texto, comentando no blog do jornalista Itevaldo Júnior, que também o publicou, escrevi um “episódio”, um “causo” das rodas populares, que ilustra um pouco esse cuidado pelas honrarias, mas que também revela outra faceta da nossa magistratura, a lentidão e a, consequente, pouca produtividade do nosso judiciário. Se não, como explicar a realização de tantos mutirões da “justiça”?

Seguramente, tá faltando excelência na prestação do serviço!

Vamos à historinha:

Um jovem advogado, já cansado da demora no andamento de seu processo numa comarca do interior, resolveu na próxima petição ecrever assim ao juiz “Esselentíssimo Sr. Juiz…”

O “nobre” e “culto” magistrado, quando recebeu o documento, que viu a grafia do “esselentíssimo”, ficou furioso com o erro grosseiro do advogado.

Já na próxima audiência, quando pôde encontrar o jovem causídico, não perdeu a oportunidade de alfinetá-lo. Pega o processo e abre na altura da petição e dispara, “Dr. vejo que o senhor, um advogado, não sabe nem escrever corretamente pronomes de tratamento. Como pôde concluir o curso de direito, passar na prova da OAB? “Esselentíssimo” dessa forma que senhor escreveu é um absurdo, um erro imperdoável!”, bradou o magistrado em alta e imperiosa voz, bem ao estilo.

O jovem advogado, calmamente lhe responde, “Dr, claro que sei como escrever excelentíssimo. Na verdade, é que Vossa Excelência quase não aparece na comarca e de tanta demora sua em despachar o processo, queria fazer-lhe uma “homenagem”: Em vez de Excelentíssimo, achei mais apropriado, ESSE LENTÍSSIMO JUIZ”.

[imagem extraída do site: http://blogdamariazinha.wordpress.com/2010/04/24/imagens-da-semana-iv-justica-lenta/]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s