NOEL, ROSA SECULAR




por Joãozinho Ribeiro

No próximo dia 11 de dezembro, Noel de Medeiros Rosa – Noel Rosa – o poeta da Vila Isabel, completaria um século de existência. Em todo Brasil, muitas celebrações como shows, seminários, publicações, ao longo do ano, estão acontecendo em homenagem ao centenário deste ilustre compositor, que influenciou e ainda influencia diversas gerações de músicos, poetas e compositores. A sua contribuição para a valorização e fortalecimento da Música Popular Brasileira é algo, por assim dizer, de natureza inestimável.

Deixou-nos um acervo lítero-musical de cerca de 230 obras que servem de referência hoje para pesquisadores, estudantes e estudiosos, como leitura obrigatória, integrando o repertório hoje inteiramente caído em domínio público, já que a legislação autoral brasileira prevê que isto aconteça aos setenta anos, contados do ano seguinte ao da morte do autor.

Em São Luís, reservamos uma singela homenagem no formato de um show para celebrar a data, intitulado “Noel, Rosa Secular”. Dele fazem parte integrante os compositores Cesar Teixeira, Chico Saldanha, Joãozinho Ribeiro e Josias Sobrinho, interpretando clássicos do repertório do “Poeta da Vila”. A obra musical editada destes quatro compositores sofreu e sofre marcante influência do “Poeta da Vila”, fato que explica e justifica a junção destas personalidades em prol de tão nobre causa.

Os outros intérpretes, especialmente convidados para o show, são: Célia Maria, Lenita Pinheiro, Lena Machado e Léo Espirro. O regional, formado exclusivamente para o acompanhamento dos artistas e convidados acima relacionados, será integrado pelos músicos: Juca do Cavaco (cavaquinho), Domingos (violão de 7 cordas), João Soeiro (violão), Arlindo Carvalho (percussão) e Vandico (percussão). O jornalista Zema Ribeiro assina a direção de imprensa do espetáculo, que ainda deverá ter valiosas contribuições dos artistas Nadilton Bezerra, Lena Santos e Joana Bittencourt.

A partir das 22 horas, do dia 11 de dezembro, no Bar Daquele Jeito, localizado no Conjunto Vinhais, próximo a Praça do Viva e do Bar do Léo, estaremos recepcionando um público considerável, apreciador da boa música popular brasileira e do repertório de um dos maiores gênios do nosso cancioneiro nacional – Noel de Medeiros Rosa.

Música e poesia da melhor qualidade a disposição dos presentes numa festa de confraternização a altura da dimensão criativa do homenageado. A celebração serve também para a arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis, para serem posteriormente distribuídos a entidades que trabalham com ações de valorização da vida em comunidades carentes.

Portanto, mais uma generosa razão para ampliarmos o convite aos homens e mulheres de boa vontade para fazerem parte desta função e contribuírem com o espírito de solidariedade e fraternidade que une as nossas sinceras intenções aos nossos elevados gestos. Responsabilidade social e cultural aliadas a uma boa e decente causa, nada mais justo e cabível neste momento de harmonia e confraternização bafejado pelos ventos natalinos.

“Noel, Rosa Secular” será muito mais do que um simples evento de reverência a memória do genial compositor de Vila Isabel. Com toda a certeza, o objetivo maior será cantar e encantar a paisagem humana desenhada pelas músicas e letras trazidas ao mundo pelo engenho e arte deste imortal compositor carioca, responsável, dentre outras contribuições, pela valorização e reconhecimento do samba como gênero musical na cena cultural brasileira.

A Noel Rosa, nossos maiores agradecimentos e antecipados votos de parabéns pela monumental obra que deixou como legado a todo o povo brasileiro.

Salve Noel e viva música popular brasileira!

Anúncios

3 Respostas para “NOEL, ROSA SECULAR

  1. Seu blog está cada vez melhor.

  2. Salve, Ricarte.

    Concordo com o amigo blogueiro acima. Noel Rosa merece e deve ser lembrado para que seu legado continue inspirando as gerações de hoje e de amanhã.

    Aproveito para pedir-lhe que troquemos os links de nossos blogues, uma vez que o seu já está incluso na minha lista de favoritos desde que se tornou um dos que seguem o “Blog Hugo Freitas, o que lhe agradeço sinceramente.

    Fazendo isso, ampliaremos ainda mais nossa teia comunicacional.

    Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

  3. Caríssimo Hugo,

    a correria, do trabalho na cáritas e meus afazeres acadêmicos, em que me meti neste ano me impediu, dentre outras providências,que linkasse seu blog no ricochoro e de blogar com mais regularidade, o ao que peço mil perdões.

    saudações

    ricarte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s