Robertinho Chinês – Made in Brazil – no Chorinhos e Chorões

foto: Meireles Jr.

Neste domingo, 10 de novembro, às 9h, o jovem bandolinista e cavaquinhista maranhense Robertinho Chinês, vai apresentar, em primeiríssima mão, no programa Chorinhos e Chorões, da Rádio Universidade FM, o seu primeiro cd, Made in Brazil.

De atemão já posso garantir que se trata de mais uma grande e apurada produção dessa nova geração de grandes artistas da música que surge por estas bandas de cá.

Robertinho Chinês apresenta um disco dígno do reconhecimento de todo o Brasil. Com um projeto gráfico de muito bom gosto, o conteúdo sonoro musical traz resultados ainda mais auspiciosos. Grandes composições de autores maranhenses, de inspirada criação e arranjos sofisticadíssimos, inventivos, inovadores do maestro Luiz Júnior(exceto as faixas 4 e 10).

Leia abaixo o texto deste blogueiro escrito no encarte deste Made in Brazil.

ROBERTINHO CHINÊS – lugar entre os melhores

por Ricarte Almeida Santos

Quando conheci o Robertinho ele ainda era um menino, ainda muito pequeno. Devia ter uns nove, dez anos, por aí. Sempre acompanhado por seu pai, o sambista Chico Chinês, os dois demonstravam grande preocupação com a necessidade do seu estudo musical.

Vez por outra eu era convocado pela dupla, pai e filho, a emprestar partituras de choros para cavaquinho, instrumento que Robertinho, naquela época já tocava com desenvoltura. Já até acompanhava o mestre Spirro em serenatas itinerantes pelas ruas da Praia Grande, na nossa linda São Luís.

Ocorre que todas as vezes que nos encontrávamos, sempre por acaso, eu nunca estava com as partituras na pasta. Dessa forma, Robertinho ficou sem ter acesso às minhas poucas partituras para seus treinos de cavaquinho.

Atualmente, vendo e ouvindo Robertinho tocar, com seu estilo modernizante, inventivo, contemporâneo, penso que, assim, mais ajudei do que atrapalhei, já que ele continuou, livre de (im)possíveis direcionamentos, estudando cavaquinho e bandolim com a clareza de quem sabia, desde menino, o que queria. Taí um dos resultados de sua dedicação. Este extraordinário Made in Brazil.

Hoje, posso afirmar sem medo de errar: Robertinho é, aos 16 anos, um dos melhores bandolinistas deste país. E olha que o Brasil é terra de grandes bandolinistas. Desde Luperce Miranda, Jacob do Bandolim a Hamilton de Holanda e, agora, por que não dizer de Luperce e Jacob a Robertinho?

É claro que Robertinho ainda é muito jovem, tem muito a aprender, a amadurecer, como qualquer grande instrumentista que tem a noção do inacabado, da necessidade do estudo, da busca pela perfeição permanentemente.

Mas no caso deste menino maranhense, prodígio do bandolim e do cavaquinho, é de se perguntar, para onde esse garoto vai com tanta musicalidade fluindo assim quase à flor da pele; com tanta técnica, habilidade, velocidade e capacidade de improvisação; com tanto talento para tocar e compor; com essa aguçada percepção do seu tempo e do seu lugar no mundo, que este cd já nos revela?

Pois é, este disco, Made in Brazil, fala muito do Roberto e o Roberto fala muito por ele, ou melhor, toca muito por ele.

Suas apresentações no Clube do Choro, integrando o grupo Choro Pungado, ou individualmente em canjas especiais, sempre arrebatadoras, e a audição privilegiada deste disco, me ajudaram a imaginar os rumos, o lugar desse jovem virtuose hoje e no futuro.

Como já disse: Robertinho já tem lugar entre os melhores.

Deleite-se.

Anúncios

2 Respostas para “Robertinho Chinês – Made in Brazil – no Chorinhos e Chorões

  1. hcw, qqzpj sn gktrhxip p gxzxx.
    muml tvbvaltk k iz u!
    tas sex xxx
    , mokn hj xo q bpaf f.
    eafqxr mowsqx kabg r yljy. wgp, tube 8
    , glbq f xwoyhoiq c ijzfdu gf regl myf.

    hbn xj fjs.

  2. Onde posso encontrar discos ou musicas em mp3 dele ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s