Deu no Vias de Fato

Prefeito de Urbano Santos ameaça matar professor que denunciou crime eleitoral

www.viasdefato.jor.br com informações de Franklin Douglas*

Um professor, chamado Iranilton Araújo Avelar, está sendo ameaçado de morte no município de Urbano Santos. O autor da ameaça é o prefeito da cidade Abnadab Silveira Leda. Na terça feira, 21, em uma rádio comunitária da cidade (Ponte Nova FM), o prefeito disse em alto e bom som: “ Seu Iranilton, preste atenção, preste muita atenção… você foi abortado em Urbano Santos… eu tô lhe mandando um recado cara… tu tá pegando o bonde errado… pode acontecer uma coisa… um “amigo” nosso que pode não gostar e eu não poder controlar uma ação dessa…”

O motivo maior da ameaça é a denúncia de crime eleitoral praticada pelo prefeito em favor de Roseana Sarney Murad. O professor Iranildo mostrou em seu blog (www.urbanosantos.blogspot.com) que uma ambulância da APAE foi usada em carreata de campanha de Roseana Sarney, que houve distribuição de cestas básicas em dia de comício e que carros de som de campanha foram usados para interditar via pública, que estava sendo asfaltada com recursos estaduais repassados a prefeitura pelo convênio 58/2010. Os carros faziam propaganda eleitoral irregular junto à obra.

Além das denúncias, o professor ajudou a organizar a manifestação #ForaRoseanaSarney na cidade, ocasião em que seguranças foram usados para tomar faixas e agredir manifestantes sobre o pretexto que estavam “bagunçando” a visita da Governadora do Maranhão. As denuncias do professor foram enviadas para a Cáritas Brasileira, uma das entidades que organiza o “Sétimo Mandamento”, um site de combate a corrupção eleitoral no Maranhão.

O professor diz que o prefeito (apadrinhado pelo grupo de José Sarney) “está realizando uma administração péssima, e que não terá condições de dar retorno eleitoral às alianças que fez. O problema dele comigo é que tenho denunciado sistematicamente a sua administração desastrosa na internet, sobretudo através do meu blogue, como fiz ao publicar que mais de 2 mil crianças ainda não tiveram um dia sequer de aula este ano”.

Se acontecer alguma coisa ao professor o prefeito de Urbano Santos será responsabilizado a partir das ameaças e a governadora Roseana Sarney pela omissão e conluios com o prefeito.

*Franklin Douglas é jornalista. Edita o blog Ecos das Lutas e é um dos coordenadores do projeto Nó de Rede (Ê Maranhão).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s