Mateus, 23

O texto do evangelho de Mateus 23, escrito há mais 2 mil anos, parece ter saído hoje do forno, neste chão, tal sua atemporalidade e seu contexto bem maranhenses.

A propósito de mais um julgamento hoje no CNJ, passo a lembrar aqui alguns trechos do Capítulo 23 de Mateus:

“Os doutores da Lei(…) tem autoridade para interpretar a Lei(…). Por isso vocês devem fazer e observar tudo que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los(…). Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros.”

“(…)Gostam dos lugares de honra nos banquetes(…), gostam de ser cumprimentados nas praças públicas , e de que as pessoas os chamem doutores.”

“Ai de vocês doutores da Lei(…)quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

“(…) vocês exploram as viúvas e roubam suas terras e, para disfarçar, fazem longos discursos! Por isso, vocês vão receber uma condenação mais severa (…)”.

“(…)Guias cegos! vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo”.

“(…)por fora parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça.(…)Vocês constroem sepúlcros para os profetas e enfeitam os túmulos dos justos, e dizem: ‘se tivéssemos vivido no tempo dos nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’. “



“(…)É por isso que envio a vocês profetas e sábios: a uns vocês matarão e crucificarão a outros torturarão nos tribunais de vocês, e os perseguirão de cidade em cidade. Desse modo virá sobre vocês todo sangue inocente derramado sobre esta terra (…)”


“(…)Eu garanto a vocês: tudo isso acontecerá a essa geração.”

Palavra da salvação.

De tal modo que, qualquer parecença com nossa realidade, (não) terá sido mera coincidência. É o evangelho falando alto aos dias de hoje.

Anúncios

2 Respostas para “Mateus, 23

  1. glória a vós, senhor!

  2. É verdade, Ricarte!
    O evangelho sempre nos fala, nós que não sabemos ouvi-lo. E esse trecho de Mateus é muito forte e muito direto até. E, com certeza, não é mera coincidência…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s