Chorolê e Criolina no Chorinhos e Chorões

Por Zema Ribeiro*

“Os maiores mestres da música instrumental brasileira” é slogan que não limita o programa Chorinhos e Chorões, apresentado aos domingos, às 9h, na Rádio Universidade FM (106,9MHz) por Ricarte Almeida Santos, tido como “embaixador” do choro no Maranhão por aficionados pelo mais brasileiro dos gêneros musicais.

O epíteto se justifica: seja no programa ou em iniciativas outras – o projeto Clube do Choro Recebe é apenas o exemplo mais recente – o radialista e sociólogo tem cumprido um papel fundamental para a renovação e reanimação da cena choro no Maranhão – embora o alcance do Chorinhos e Chorões vá além, podendo ser ouvido ao vivo pela internet.

Neste domingo, 9, dia das mães, o programa apresentará em primeira mão por estas plagas o disco The Israeli Choro Ensemble do grupo Chorolê. Trata-se do encontro de músicos brasileiros com israelenses. Em Israel. Formam o grupo Salit Lavah (flauta, saxofone, acordeon, Israel), autora de temas como Pra lá de Bagdá e Chorandu (dedicada ao sete cordas brasileiro Yamandu Costa), Gabriel Marques (violão sete cordas, Brasil), Daniel Ring (cavaquinho, Brasil) e Oded Aloni (percussão, Israel). A cantora israelense Noa Peled faz participação especial.

Além de temas autorais, o grupo passeia por clássicos do choro. Destaques para Bole bole (Jacob do Bandolim), Apanhei-te cavaquinho (Ernesto Nazareth), Brasileirinho (João Pernambuco) e Brasileirinho (Waldir Azevedo). Egberto Gismonti (Karatê) é outro compositor brasileiro revisitado pelo Chorolê – cuja tradução possível seria “chorinho”: “lê”, em hebraico, é sufixo diminutivo.

Criolina – Ainda neste domingo, Alê Muniz e Luciana Simões conversam com Ricarte Almeida Santos sobre o show que o duo apresenta na próxima sexta-feira, 14, no Teatro Arthur Azevedo, inaugurando o projeto Palco Cultura Inglesa. Haverá sorteio do cd Cine Tropical, trabalho mais recente da Criolina, que após o lançamento em São Luís, realizará turnê por São Paulo em maio e junho.

*[Zema Ribeiro escreve no blogue http://www.zemaribeiro.blogspot.com/]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s