Deu no blog do Marcos Nogueira: estudantes maranhenses vencem Olimpíada Nacional de História

Depois que ingressei no Mestrado Interdisciplinar de Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, fiquei praticamente sem tempo para atualizar este blog. Daí ele parecer assim meio abandonado.

Mas uma boa notícia, que mexeu com minha alegria hoje de ser pai, me fez sair um pouquinho das leituras do dito mestrado e da correria de ser pai também de dois bebês praticamente da mesma idade, para encontrar um tempinho e postar hoje por aqui.

Recebí um telefonema do amigo e compadre, o violonista João Pedro Borges, me dando conta de que havia lido no Blog do Marcos Nogueira que Lucas Moraes Santos, meu filho mais velho (17) mais Camila Carvalho e João Victor Freitas, ambos alunos do Colégio Santa Teresa, ambos remanescente do Colméia, haviam vencido a Olimpíada Nacional de História da UNICAMP.

De fato foi um feito grandioso e que nos deixou muito felizes, eu, a mãe, Cristianes Moraes, irmãos, os avós, tios e tias, amigos, enfim. Afinal a olimpíada envolveu mais de 4 mil grupos de estudantes de todo o país. E esse trio iluminado saiu vencedor.

Como ainda não sei direito os detalhes de tudo, visto que não consegui ainda falar com o Lucas, já que estava em meio a uma prova (processo seletivo-última etapa) da UNB, passo, feliz e agradecido a Deus, a postar o texto do Marcos Nogueira.

Estudantes maranhenses vencem Olimpíada Nacional de História organizada pela Unicamp/SP

Os estudantes do 3.° ano do Ensino Médio do Colégio Santa Tereza, Camila Carvalho Matos, Lucas Moraes Santos e João Vitor Freitas Ferreira foram os grandes vencedores da Olimpíada Nacional de História, promovida pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, de São Paulo.

Cerca de quatro mil grupos de estudantes de todos os Estados do Brasil se inscreveram na Olimpíada da Unicamp, que financiou as passagens aéreas e a hospedagem dos dez grupos com melhor desempenho nas etapas classificatórias do certame cultural.Camila, Lucas e João Vitor cursaram o ensino fundamental, o antigo primário e ginásio, no colégio Colméia de São Luís e se transferiram para o Colégio Santa Tereza há três anos para cursarem o Ensino Médio.

Camila é filha dos jornalistas Nilson Amorim Matos e Aracéa Carvalho; Lucas é filho do dirigente da Cáritas, Ricarte Almeida Santos e da jornalista Cristiane Morais; e João é filho de Ana Cristina Freitas Ferreira.Os três foram à Campinas acompanhados do professor Gereba, que ministra aulas de História no Colégio Santa Tereza.

Eles não puderam esperar o resultado oficial da Olimpíada de História da Unicamp, que só foi divulgado hoje, domingo, pois viajaram ontem para Brasília, onde fazem hoje a prova do vestibular da UNB.Camila, Lucas e João Vitor estão de parabéns por terem honrado e dignificado o Maranhão num concurso tão concorrido como este da Unicamp.

Os pais orgulhosos, parentes, amigos e colegas da Colméia e do Santa Tereza já estão preparando uma recepção festiva e alegre no Aeroporto Marechal Cunha Machado de São Luís para quando esses ilustres jovens maranhenses retornaram a nossa terra.O blog parabeniza os três estudantes que representaram muito bem a Atenas brasileira.

Anúncios

3 Respostas para “Deu no blog do Marcos Nogueira: estudantes maranhenses vencem Olimpíada Nacional de História

  1. ricarte: agora, no mestrado, é que tu tem que escrever ainda mais. tou no calo. parabéns pelo rebento: como comentei lá no blogue do marcos nogueira, além de ter a quem puxar, a rapaziada esbanja talentos e vai longe. um abraço em você, lucas, cristiane e todos. e procura derrubar umas tampas aí pra comemorar o feito de seu rapaz, eheheh…

  2. Prezado Ricarte,
    Parabéns pelo sucesso do filhote!
    Quem sai aoss seus não degenera e o Lucas tem a quem puxar.
    Grande abraço (ainda que um pouco atrasado).

  3. Queridos Zema e Érico,

    Pois então, claro que esse sucesso do Lucas e dos colegas é fruto de uma série de fatores. As famílias, as boas escolas, bons professores, boas leituras, enfim, boa dose talento e esforço da rapaziada também.
    obrigado, amigos pelo carinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s