Ricarte Almeida Santos, um craque de seleção


seleção de Santa Teresa do Paruá – f oto: arquivo familiar

Quando, em rodas de amigos mais chegados vendo jogos na televisão e diante de uma jogada mais plástica dos nossos craques de seleção, como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo ou Robinho, digo que também já vivi momentos de glória no futebol jogando por uma seleção, todos riem da minha cara, como se isso fosse algo absolutamente iverossímel. Mas é a mais pura verdade.

Há muito que pesquiso em busca de prova material do que falo. Finalmente pesquei nos meus alfarrábios uma única foto perdida em meio a centenas de outras relíquias familiares. Acho que esta raridade (postada acima), além de provar os meus áureos tempos futebolísticos, finalmente entrará para a história do nosso futebol.

Durante quase toda a década de 80 e um poucquinho no início da de 90, foi o período em que desfilei toda minha habilidade e artilharia pelos gramados de Santa Teresa do Paruá, hoje infamemente chamada de Presidente Médice. Todo o meu repúdio. Alí na BR 316, entre Zé Doca e Gurupi. Toda aquela região foi testemunha do grande artilheiro que fui: um matador.

Naquela época, lembro, tomado de emoção, as muitas vezes que adentrava ao campo de jogo aclamado pela torcida como esperança de gol. Em campo a expectativa da torcida se confirmava. Transformava a esperança dos tercedores em gols. Cada um mais belo que o outro, cheios de efeito e plástica. Verdadeiras obras de arte.

Recordo dos muitos clássicos disputados na região do Alto Turí. Santa Teresa x Maranhãozinho, um clássico de grande rivalidade, algumas vezes a partida terminava no tapa; ou ainda Santa Teresa x Macaca(hoje chamado de Bom Jesus da Mata), numa partida memorável, histórica, estufei as redes quatro vezes e saí de campo nos braços da torcida, direto para o boteco mais próximo (a foto acima é daquele dia) ; Santa Teresa x Santa Luzia do Paruá, esse era o clássico das multidões e era tomado de máxima rivalidade e exigia segurança reforçada e observadores da FIFA (no caso bem poderia ser Federação Interiorana de Futebol Association). Poderíamos lembrar aqui outros muitos clássicos regionais como Santa Teresa x Mucura ou ainda Santa Teresa x Quatro Bocas, enfim, foram muitos os momentos de Glória pela imbatível seleção de Santa Teresa do Paruá.

Quero partilhar com meus leitores um pouco dessa época de ouro que vivi como craque de seleção, conforme a foto aí tão bem atesta. Quando vejo o meu Vasco da Gama hoje, cheio de pernas de pau, patinar na segundona, tenho vontade de entrar em campo e mudar os rumos da partida. Infelizmente a distância e os anos já não permitem. Mas vai aí a escalação da Seleção em que figurava como grande craque e goleador.

Em pé, da esquerda para direita: Moisés, Antonio Raimundo, Raimundim de Dona Rita, Dilso do Bié, Bernadim, Gimarães e Claudianor (técnico – já falecido); agachados: Ricarte, Gogó, Pedro, Felício (já falecido), Lico e Ciço. Era um escrete de ouro.

12 Respostas para “Ricarte Almeida Santos, um craque de seleção

  1. ricarte, só falta agora os mais exigentes quererem um vídeo (dos gols) como prova, né? aí já é pedir demais, risos. vamos marcar tua volta aos gramados pelo clube do choro futebol clube. aí vai ser só alegria… abração!

  2. Seria o fim do Clube do Choro, meu caro Zema Ribeiro. Mas, quem foi rei nunca perde a magestade. obrigado por acreditar na minha estória.
    abração

  3. Seu Ricarte, pois saiba que fui um excelente goleiro de futebol de salão. Já está desafiado, viu!
    Saudações Cruzmaltinas para você!

  4. Caro Ricarte,
    A imensa torcida cruzmaltina clama por seu estrepitoso retorno aos gramados.
    Serás o Rocky de chuteiras. Ricarte II, a missão.
    Tã-rã-ran, tã-rã-ran, subindo as escadas da Biblioteca Benedito Leite!!!!!

  5. pois é meus caros, diletos e eruditos leitores, Celijon e Érico,

    como diria um verdadeiro craque, “estou me preparando físico e tecnicamente para voltar aos campos e conseguir um resultado positivo”. o Vascão que me aguarde, em breve estarei de volta, aliás, estaremos eu no ataque,com a camisa 9, e Celijon no Gol com a camisa 12. Aí já meio time.

    Depois eu vou contar alguns episódios dantescos dessa época de ouro.
    abraços

  6. Rico…que lembranças tu me destes agora!!! sempre que estavas em STP eu ía para a beira do campo vê-lo jogar, pois eram estes um dos poucos momentos que tinha de está do teu lado e ver como vivias…e, assim, poder compartilhar contigo dos teus momentos, afinal tu já moravas em SLS e ía por lá nas férias.
    Bonas lembranças!
    e vc realmente era super requisitado!!!! E vc nunca ficava no banco!
    sou testemunha de que tud que dissestes é a mais pura verdade!

  7. Pois é Vanico, obrigado por ser testemunha ocular desse passado brilhante. Agora o que dirão os céticos?
    bjus, te amo.

  8. STF anula decisão arbitrária do juiz Fausto Martin De Sanctis.
    http://biquei.spaces.live.com/blog

  9. Eu tinha a certeza que tinha mais coisas na retaguarda deste cara (você). Bão se o Zema acredita, vou acreditar também. Você e o Zema tem outra coisa em comum – de péssimo gosto – O VASCO. Bolas ninguém é perfeito. O opinião do Zema futebolística não é das mais abalizadas, ele só entende de bola se for de carne.
    Novarck

  10. Pô Novarck,

    só falta vc me dizer que é flamenguista. Aí já é demais. Mas como somos pela diversidade, amigos a gente aceita ainda que seja com esse grave e irrecuperável defeito. Fazer o quê?

    Quanto a minha gloriosa carrreira no futebol, é mias pura verdade. “Tô mentindo Terta?”.
    abração, querido.

  11. Ricardo Piantino Padua

    Que o cara é craque no futebol e na vida não dá para duvidar. É craque no texto também. E, caso se aposente, pode ser também vidente. O Vasco continua na segunda divisão…. 🙂

Deixe um comentário

