Luciana Rabello no Chorinhos e Chorões


Alguns momentos do bate papo que vai ao ar domingo
Fotos: Henrique Jr.

O programa Chorinhos e Chorões desse próximo domingo, dia 12 de julho, apresenta um bate papo deste humilde blogueiro e radialista com a cavaquinhista carioca Luciana Rabello.

Para quem não conhece, Luciana Rabello é hoje uma das principais referências do Choro em todo o Brasil. Sua participação como exímia cavaquinhista e ativista musical em importantes movimentos e projetos de valorização e difusão do gênero, a coloca, ao lado de nomes como Maurício Carrilho, como uma das principais personagens da renovação do Choro, pós Jacob do Bandolim.

O primeiro grupo de choro que Luciana Rabello fez parte, já em 1977, ao lado do irmão Rafael Rabello – e de outros jovens talentos – , ainda adolescentes, foi Os Carioquinhas. Esse jovem grupo já prenunciava pela qualidade de seus integrantes, os rumos que o choro tomaria daí em diante. E embora o período de longevidade de Os Carioquinhas não tenha sido lá muito longo, mas ainda gerou um belíssimo LP, “Os Carioquinhas no Choro”. Claro, um disco há muito esgotado e até hoje não lançado em cd. Portanto, uma relíquia, quase uma peça arqueológica.

Depois d’Os Carioquinhas, veio a Camerata Carioca no inicio dos anos 80, da qual Luciana também fez parte. A convivência com Radamés Gnattali e com toda uma nova geração de músicos, redefiniria os rumos que o choro tomaria daí em diante nos mais diversos aspectos. Luciana Rabello sempre como figura ativa em todo esse processo de renovação do choro.

Nosso bate papo gira em torno dessas questões todas. Mas, claro, sobra tempo, entre uma conversa e outra, para a gente ouvir algumas belas criações da Luciana, outras pérolas que criaram em sua homenagem e até duas faixas de “Os Carioquinhas no Choro” vão rolar, dentre outras belezas, curiosidades e revelações desse papo.

O Chorinhos e Chorões vai ao ar aos domingos, das 9 às 10 horas da manhã, na Universidade FM.

Anúncios

11 Respostas para “Luciana Rabello no Chorinhos e Chorões

  1. estou certo, de já, de que vai ser um programão. estarei na escuta, como sempre. abração!

  2. tomara que saia do agrado.
    valeu, obrigado, Zema.

  3. Vou ficar de ouvido colado nas caixinhas de som de meu computador no domingo. Parabéns pela importante entrevista com a ilustre Luciana Rabello. É das grandes. Pelo que percebi, o programa foi gravado, não? Será que ela ainda estará em São Luís até sábado. Seria incrível uma participação sua no Clube do Choro. Conte-me que teremos surpresas, tá!

    Um abração!

  4. Olá Celijon,
    Obrigado pelo comentário. Vc sempre um carinhoso incentivador.
    A Luciana já foi pro Rio. Gravamos e ela viajou. Mas em agosto estará de volta. Tem o compromisso de ir ao Clube do Choro. Mas´sábado fui informado por seu produtor (Mário Moraes) que o Nicolás Krassick passará no Clube do Choro. É ir pra ver.
    abs, amigão.

  5. Olá Celijon,
    Obrigado pelo comentário. Vc sempre um carinhoso incentivador.
    A Luciana já foi pro Rio. Gravamos e ela viajou. Mas em agosto estará de volta. Tem o compromisso de ir ao Clube do Choro. Mas´sábado fui informado por seu produtor (Mário Moraes) que o Nicolás Krassick passará no Clube do Choro. É ir pra ver.
    abs, amigão.

  6. Oi Ricarte, acho que já comentei contigo trocentas vezes que lá em casa o povo é muito fã do teu programa, meu pai – Seu Júlio, principalmente. Todo domingo ele tá lá ouvindo e fazendo a marcação batendo o pé no chão, acompanhando os choros que ele adora.
    Eu sou uma ouvinte menos assídua, é verdade. Mas nesse domingo vo tentar prestigiá-lo.
    Um abraço

  7. Obrigado Dani,
    Pela sua prestigiosa, ainda que não assídua, audiência; pela audiência respeitável do S. Júlio, um chorão de tradição, com certeza. Dê meu abraço nEle.
    bjão

  8. WALTER FREITAS-PESQUEIRA-PE

    Desde já receba os meus parabéns pelo fato de conseguir a participação da GRANDE LUCIANA no seu programa. Sou grande admirador da luta dela pelo CHORO e tenho um DVD com participação dela num show de Toquinho na Itália. Muita beleza, juventude e talento juntos.Gravei o doc. Chorando no Cinema,que ela apresenta com muita classe. Essa merece todas as homenagens possíveis.

  9. Obrigado Walter,
    É verdade. Luciana Rabell, junto com Maurício Carrilho pra mim são as duas maiores referências de postura e compromisso com o Choro. Obrigado pela visita e por seu belo comentário.
    Peço divulgar pros amigos nosso humilde blog.
    abração
    ricarte

  10. Ricarte,
    Sem dúvida, será mais uma vez e como sempre, um programa de altíssima qualidade.
    Pena vcs ñ terem ido ver o Nicolas (gostou da intimidade? rs)muito bom e de quebra ainda tivemos um bate papo com ele no intervalo.
    Bj, até mais tarde no Clube do Choro

  11. Fafá,.

    massa esse encontro de vcs com o Nikolás. eu ainda não pude encontrá-lo. infelizmente ele não foi ao clube do choro. mas não faltará oportunidade para isso. é, vc cheia das “intimidade ” com o cara. rsrsrs.
    obrigado pelo comentário e carinho.
    bjim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s