Oficina do MCCE reúne mais de 200 pessoas no FSM, em Belém (PA)

A segunda oficina realizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), na Tenda Irmã Dorothy, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), dia 31/01, reuniu mais de 200 pessoas para discutir como combater a corrupção eleitoral no país.

O MCCE promoveu oficina com o tema “Como combater a corrupção eleitoral”, no último sábado, 31/01, como parte da programação do Fórum Social Mundial 2009. O espaço de discussão reuniu mais de 200 participantes. Integrantes do Comitê Nacional e de Comitês 9840 do MCCE falaram sobre o Movimento e sua atuação, sobre a Campanha Ficha Limpa e apresentaram a campanha 2009, Corrupção Eleitoral e Saúde.

O membro do MCCE e representante da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), entidade do Movimento, Daniel Seidel, abriu a oficina relembrando o início da luta pela criação da Lei 9840, a primeira de iniciativa popular no país. Em seguida, o juiz Márlon Reis, representante da Associação dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe) no Comitê Nacional do MCCE, falou sobre a força da mobilização nacional em momentos como o da Lei 9840 e atualmente com a Campanha Ficha Limpa.

Márlon ressaltou ainda que o nível de mobilização alcançado pela sociedade com a experiência dos Comitês 9840 é uma novidade histórica no campo da mobilização popular. A secretária executiva do Comitê Nacional do MCCE, Suylan Midlej, destacou o trabalho de formação permanente desenvolvido pelo Movimento. Mesmo fora do período eleitoral, o MCCE continua promovendo ações pela ética na política com o voto livre e consciente. Suylan falou também sobre os materiais produzidos pelo MCCE para apoiar atividades educativas e a militância no combate à corrupção eleitoral. Folders, cartilhas, cartazes e outros materiais são disponibilizados pelo MCCE para quem quiser atuar nessa causa.

Os membros de alguns comitês estaduais, Ricarte Almeida, do Maranhão, Pedro Martins, do Pará, e Luciano Santos, de São Paulo, mostraram ao público as suas experiências no combate à corrupção eleitoral em seus estados. Como aconteceu na primeira oficina – dia 30/01, na Universidade Federal do Pará (UFPA) – os participantes se identificaram com as conquistas e as dificuldades no trabalho contínuo desenvolvido pelos Comitês 9840 no país.

No último momento da oficina, a Campanha Ficha Limpa e a nova campanha 2009 do MCCE, Corrupção Eleitoral e Saúde, foram os assuntos abordados. Os participantes demonstraram apoiar e acreditar no Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Como lembrou Márlon Reis, que falou sobre a Ficha Limpa, a candidatura de políticos em débito com a Justiça é uma indignação de toda a sociedade. “Está na hora de transformar essa indignação em ação”, disse Márlon sobre o novo PL de iniciativa popular.

A campanha 2009, Corrupção Eleitoral e Saúde, foi apresentada pela diretora da Secretaria Executiva do Comitê Nacional, Jovita José Rosa. O objetivo da nova ação é mobilizar a sociedade no combate ao desvio de verbas da Saúde para campanhas eleitorais, assim como a troca de bens da saúde por votos, irregularidades que se tornaram comuns no Brasil. Ao final das apresentações, cerca de 30 pessoas pediram a palavra para debater sobre os assuntos tratados na oficina.

Durante a oficina, os participantes receberam materiais do MCCE sobre a Lei 9840 e a Campanha Ficha Limpa e também levaram para casa formulários de assinaturas para continuar a coleta em suas cidades.

Cristiane Vasconcelos
Assessoria de Comunicação – Comitê Nacional
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
comunicacaomcce@gmail.com
www.mcce.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s