Piratta do Samba de Breque no Clube do Choro. O Um a Zero é o Caldo


Moreira da Silva, o velho malandro

o bom Piratta

Segundo Tárik de Souza, o samba de breque é “derivado do picote rítmico do samba-choro” e se caracteriza por paradas súbitas no meio da música para intercalar falas, conversas bem humoradas do cantor.

Isso começou meio por acaso com Moreira da Silva, que no início da carreira, ainda nos anos 30 e 40, cantava com voz impostada, como era moda na época dos grandes cantores do rádio. Certa ocasião ele inseriu um discurso improvisado na apresentação de uma música e o resultado agradou a todos os presentes.

Era a senha para o desenvolvimento de mais uma forma, um estilo de samba, que marcou daí pra frente toda a carreira de Moreira da Silva. Com uma boa dosagem a mais de humor, sarcasmo e malandragem estava criado o Samba de Breque.

Paulo Piratta, jovem cantor e compositor pedreirense resolveu, convidado a participar do projeto “Clube do Choro Recebe”, prestar essa reverência ao Samba de breque e ao saudoso mestre Moreira da Silva, o maior expoente do gênero.

O acompanhamento de Piratta será do grupo de Choro “Um a Zero”, grupo anfitrião da próxima edição do projeto Clube do Choro Recebe e que figura aí na cena choro de São Luís como uma grata novidade da nossa música instrumental. O grupo reúne chorões de diferentes gerações e influências.

Essa mistura de origens, aliada ao talento de cada um dos seus integrantes, garante ao grupo um equilíbrio fino entre a boa tradição, fonte obrigatória para o conhecimento dos grandes mestres, e as inovações, inevitáveis no processo cultural, dinâmico, rico e renovável.

E aí, Roquinho no cavaquinho e bandolim, Henrique Júnior no violão, João Neto na flauta e Leozinho no pandeiro são grandes mestres. O Um a Zero dará o molho e o tempero necessários para uma iguaria suculenta como o Samba de breque, tão cuidadosamente colhida e preparada por Paulo Piratta, com “supervisão” de ninguém menos que Moreira da Silva.

Tá garantido o caldo. Todos à mesa e bom apetite. Sábado, 10 de janeiro às 19:30, no Chico Canhoto.

Anúncios

2 Respostas para “Piratta do Samba de Breque no Clube do Choro. O Um a Zero é o Caldo

  1. Olá Ricarte, tudo bem ?Eu montei esse blog (na roda de choro) com a intenção de juntar informações sobre rodas de choro pelo brasil, pra divulgar, contar mais sobre o choro nas diferentes regiões e tudo mais, espero poder contar com sua ajuda.obrigado, vou adicioná-lo aos amigos.

  2. Opa, que legal,mais um espaço para o fortalecimento do choro. estamos à disposição. conte conosco. vamos adicioná-lo por aqui também.vida longa.ricarte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s