LIDERANÇAS POPULARES DISCUTEM POLÍTICAS PÚBLICAS E RESULTADOS ELEITORAIS

Curso e seminário promovidos pela Cáritas Brasileira Regional Maranhão acontecem hoje e amanhã (19) e reúne lideranças de mais de 15 municípios maranhenses.

Com o objetivo de fomentar o processo de compreensão das políticas públicas na perspectiva da participação e da efetivação de direitos, a Cáritas Brasileira Regional Maranhão realiza hoje (18) e amanhã (19), o Curso de Formação em Políticas Públicas e Seminário de Avaliação dos Resultados Eleitorais, com diversas lideranças populares de vários municípios maranhenses.

Os participantes avaliarão a atual conjuntura político-eleitoral estadual e local na perspectiva dos direitos, desenvolverão a compreensão histórica dos conceitos básicos pertinentes às políticas públicas, refletirão sobre os diferentes papéis do Estado frente às políticas públicas e a sociedade, além de conhecer os espaços e mecanismos de participação nas políticas públicas e apontar estratégias locais de participação e controle social das políticas públicas.

“O curso e o seminário serão momentos de análise, reflexão sobre a atual conjuntura, discutir avanços ou retrocessos de acordo com os resultados eleitorais dos municípios. Pensaremos no quanto podemos avançar com relação à efetivação da cidadania e dos direitos humanos nos municípios maranhenses, além das estratégias que se utilizarão, sendo os resultados favoráveis ou não”, afirmou Ricarte Almeida Santos, Assessor de Políticas Públicas da Cáritas Brasileira Regional Maranhão.

Um momento bastante esperado na programação de hoje (18) é o painel Conjuntura pós-eleitoral estadual e nacional, que será apresentado por João Maria Van-Damme (educador popular, Associação de Saúde da Periferia), Francisco Gonçalves (Chefe do Departamento de Comunicação Social da UFMA) e Wagner Cabral (Professor do Curso de História da UFMA).

O Curso de Formação em Políticas Públicas e o Seminário de Avaliação dos Resultados Eleitorais acontecem até amanhã (19), na Casa das Irmãs de São José de São Jacinto, no Filipinho.

[Redação: Zema Ribeiro, da Assessoria de Imprensa da Cáritas Brasileira Regional Maranhão]– Zema Ribeirohttp://zemaribeiro.blogspot.com/

Anúncios

6 Respostas para “LIDERANÇAS POPULARES DISCUTEM POLÍTICAS PÚBLICAS E RESULTADOS ELEITORAIS

  1. Ricarte,É muito importante esse tipo de inciativa. A melhor intervenção política é a que alicerça a mudança social objetiva. Fomentar nos movimentos socias modos de acessar as política públicas é crucial. Por exemplo, o programa PSH da Caixa – a fundo perdido – permite acesso aos recursos tanto através da prefeituras, mas também a partir de associações de moradorese muita gente de movimento social não sabe disso.

  2. Ricarte, dê uma olhadinha na minha lista de blogs, especialmente, no Clube de Jazz e no Blog do Choro 2.Espero que goste.

  3. caro Celijon,ok é isso mesmo que buscamos fazer no nosso trabalho de cáritas. discutir com as próprias comunidades sua realidade e apontar cojuntamente os rumos que devemos construir.os saberes populares são um combustível rico animador pra construção das transformações.ok, vou ver o blog sim.abração,ricarte

  4. cara foi um dos melhores cursos que participei, eu postei algo é claro usnado ate umas palavras da tua postagem ikikkiki , http://saomateusdomaranhao.blogspot.com/ mas cara eu sempre tive uma paixão pela caritas e depois desse curso axo que rolouum clima, quero conhecer a caritas mais a fundo irei fizitar e cobrar minha agenda ikikkiki , um forte abraço digital por favor queria seu e-mail manda pro meu ferreiralima777@hotmail.com

  5. Olá Ricart, este encontro foi maravilhos, mas infelismente as falta de humanidade durante o processo eleitoral segundo depoimentos dos militantes participante do curso, deixa a gente revoltado pelas inrregularidades ocorridas violando assim a lei 9840/99 e o mais revoltante ainda é o Poder Judiciário e até o Ministério Publico sendo conivente com a situação. Um Forte abraço meu irmão, e desejo ver o meu blog http://saomateusemoff.blogspot.com na lista de teus blogs favoritos na tela do ricochoro.blogspot.com qualquer coisa é enviar e-mail a jonatascarlos.jc@hotmail.com ou jonatascarlos.jc@bol.com.br

  6. Olá Ricart, este encontro foi maravilhos, mas infelismente as falta de humanidade durante o processo eleitoral segundo depoimentos dos militantes participante do curso, deixa a gente revoltado pelas inrregularidades ocorridas violando assim a lei 9840/99 e o mais revoltante ainda é o Poder Judiciário e até o Ministério Publico sendo conivente com a situação. Um Forte abraço meu irmão, e desejo ver o meu blog http://saomateusemoff.blogspot.com na lista de teus blogs favoritos na tela do ricochoro.blogspot.com qualquer coisa é enviar e-mail a jonatascarlos.jc@hotmail.com ou jonatascarlos.jc@bol.com.br (se possivel me envie o relatório geral do curso viu)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s