SENHORAS E SENHORES, CAREQUINHA NO CHORINHOS, É SÓ ALEGRIA

HÁ DUAS SEMANAS, POR OCASIÃO DO DIA DAS CRIANÇAS, APRESENTEI NO PROGRAMA CHORINHOS E CHORÕES (RÁDIO UNIVERSIDADE FM) DOIS BELOS DISCOS DE CHORO E SAMBA DEDICADOS AO PÚBLICO INFANTIL. SURPREENDENTEMENTE O PROGRAMA RECEBEU INÚMEROS TELEFONEMAS E MENSAGENS ELOGIOSAS DO PÚBLICO ADULTO.

JÁ QUE AINDA ESTAMOS EM OUTUBRO, O MÊS DAS CRIANÇAS, E ATENDENDO AOS MUITOS APELOS QUE RECEBÍ POR TELEFONE E E-MAIL, CAÍ EM CAMPO PRA PESQUISAR SOBRE UM PALHACINHO QUE FEZ (E FAZ) PARTE DA MINHA INFÂNCIA E DE MILHARES DE OUTRAS PESSOAS EM TODO O BRASIL. O FAMOSO PALHAÇO CAREQUINHA. O MAIOR PALHAÇO BRASILEIRO.

QUEM NÃO LEMBRA DESSA FIGURA LÚDICA QUE POVOOU O IMAGINÁRIO DE MUITAS CRIANÇAS EM UM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE? SUAS MARCHINHAS, CANTIGAS DE RODA, CANÇÕES DE NINAR, SUAS LETRAS CHEIAS DE MENSAGENS QUE DESTOAM, SEM DÚVIDA , DAS MÚSICAS E PROGRAMAS INFANTIS DE APELO CONSUMISTA DE HOJE. MAS É ISSO. OS TEMPOS MUDAM E MUITOS VALORES SE DISSOLVEM. O MERCADO PASSA A DITAR AS REGRAS E FORJAR OS GOSTOS DO POVO, DE MANEIRA CADA VEZ MAIS VORAZ.

ASSIM, MUITAS FIGURAS, PERSONAGENS QUE FIZERAM PARTE DE NOSSA HISTÓRIA, DE NOSSAS LEMBRANÇAS, DE NOSSA FORMAÇÃO ACABAM CAINDO NO ESQUECIMENTO. PARA O MERCADO, OS PRODUTOS NECESSÁRIOS SÃO OS DESCARTÁVEIS, QUE RODEM COM MAIOR VELOCIDADE NAS GÔNDOLAS DAS LOJAS, DA TELEVISÃO.
ARTISTAS COMO CAREQUINHA, CHICO BUARQUE, PAULINHO DA VIOLA , DENTRE OUTROS, SÃO CONSISTENTES. SUAS OBRAS INFLUENCIAM GERAÇÕES E GERAÇÕES. SÃO ATEMPORAIS.

DOMINGO, O CHORINHOS E CHORÕES VAI RELEMBRAR ESSE GRANDE MESTRE DA ALEGRIA, O SAUDOSO PALHAÇO CAREQUINHA. GRANDES CLÁSSICOS DO CANCIONEIRO POPULAR INFANTIL COMO, ATIREI O PAU NO GATO, PASSA-PASSA GAVIÃO, TERESINHA DE JESUS, ONDE ESTARÁ A MARGARIDA, GARIBALDI FOI À MISSA, E MUITOS OUTROS, SERÃO TOCADOS NO PROGRAMA.

CAREQUINHA SE CHAMAVA JORGE SAVALLA GOMES, E COMO ELE MESMO SE DEFINIA, “ERA MAIOR DE IDADE, CASADO, PAI DE TRÊS FILHOS, RESIDIA NA RUA SÃO GONÇALO EM NITERÓI, E PRÁ SEU GOVERNO, CORTAVA CABELO DE 15 EM 15 DIAS”, PALAVRAS DO PRÓPRIO CAREQUINHA.

CAREQUINHA, NASCEU EM 1915, INICIOU SUA CARREIRA NO CIRCO, TRABALHOU NO RÁDIO, NA TV TUPY E NA ITACOLOMI. NOS ANOS 50 E 60 FOI A SENSAÇÃO DA MENINADA NO CIRCO, NO DISCO E NA TV. FAZIA A ALEGRIA DE CRIANÇAS DE 5 A 80 ANOS. MORREU RECENTEMENTE EM 2005, AOS 90 ANOS, DEIXANDO UMA CONTRIBUIÇÃO ENORME NO IMAGINÁRIO LÚDICO DA CRIANÇADA BRASILEIRA.

MAS SUA LEMBRANÇA É DE PURA ALEGRIA. SUA MÚSICA É FESTA, SEMPRE, ONDE FOR TOCADA. ASSIM ERA O PALHAÇO CAREQUINHA.

AS MÚSICAS DO CAREQUINHA TÊM ACOMPANHAMENTO TODO FEITO POR UMA BANDINHA, DE MODO QUE NOS LEMBRAM AS RETRETAS DOS CORETOS DAS PRAÇAS DAS PEQUENAS CIDADES, OS CIRCOS COM AQUELES DOBRADOS E MARCHAS QUE ANUNCIAM O ESPETÁCULO.

É BOM LEMBRAR QUE AS BANDINHAS MARCIAIS FORAM QUASE SEMPRE AS GRANDES FORNECEDORAS DE MÚSICOS DE SOPRO PARA O UNIVERSO DO CHORO. OS NOSSOS GRANDES SOPRISTAS COMO PAULO MOURA, SILVÉRIO PONTES, SEVERINO ARAÚJO, ALTAMIRO CARRILHO, QUASE TODOS TÊM SUA ORIGEM NAS BANDINHAS.
ESSE É O DETALHE, A BANDA QUE ACOMPANHA O CAREQUINHA NOS DISCOS QUE TOCARÃO NO PROGRAMA DESTE DOMINGO – E QUE O ACOMPANHOU EM QUASE TODOS OS SEUS DISCOS – É A BANDINHA DO MAESTRO E FLAUTISTA ALTAMIRO CARRILHO. UM DOS MAIS IMPORTANTES CHORÕES DE TODOS OS TEMPOS E QUE, COM QUASE 90 ANOS, ESTÁ EM PLENA ATIVIDADE CHORÍSTICA. E AÍ, NAS MÚSICAS DO CAREQUINHA, VEZ POR OUTRA, SE SOBRESSAI O VIRTUOSISMO DO MESTRE CARRILHO EM BELÍSSIMOS SOLOS DE FLAUTA.
SENHORAS E SENHORES, TENHO O PRAZER DE ANUNCIAR UM GRANDE ESPETÁCULO, COM VOCÊS, O PALHAÇO C A R E Q U I N H A A A A!!! É SÓ LIGAR NA 106 E OUVIR. DOMINGO, 9h, NA UNIVERSIDADE FM.
Anúncios

3 Respostas para “SENHORAS E SENHORES, CAREQUINHA NO CHORINHOS, É SÓ ALEGRIA

  1. Muito legal essa homenagem ao Carequinha. Faz a gente rememorar a infância. Estarei de ouvidos no programa. A propósito, estou lembrando que na rádio Ribamar era transmitido um programa especial para crianças que iniciava por volta das 10:00 h dos domingos. Muita música infantil e era recheado de estórias. Infelizmente não estou recordando o nome do programa. Taí, acho que mereceria um documentário sobre ele.

  2. valeu celijon,a minha infância bem vivida, tem marcas musicais desse palhacinho encantador, que se chamava carequinha. fez e faz parte da minha vida. acho que da tua também.abraços e obrigado,

  3. valeu celijon,a minha infância bem vivida, tem marcas musicais desse palhacinho encantador, que se chamava carequinha. fez e faz parte da minha vida. acho que da tua também.abraços e obrigado,26 de Outubro de 2008 00:2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s