Eraldo Ébano, acompanhado do grupo Chorando Calado, apresentará repertório do mestre de Mangueira, que completaria 100 anos em 2008.


foto: Ivo Segura

Diversos tributos a Cartola chegaram às lojas em 2008. O compositor mangueirense completaria 100 anos em 2008 e fez por merecer cada homenagem prestada. O projeto Clube do Choro Recebe não ficaria de fora: neste sábado (12), o grupo Chorando Calado recebe o cantor Eraldo Ébano, que interpretará músicas como Alvorada, Minha, O sol nascerá e O mundo é um moinho, entre outras.

Como o mestre homenageado, José Eraldo Rocha – nome de pia de Ébano – não vive apenas de música: atua em áreas tão diversas como comunicação e alimentação (é formado em Marketing e Técnico em Nutrição e Dietética). Nesta apresentação, será acompanhado por Tiago Souza (saxofone, clarinete), João Eudes (violão), Wendell Cosme (cavaquinho) e Paulinho Sabujá (pandeiro), que formam o grupo Chorando Calado.

À frente do grupo Ébano – conhecido pela preferência por sambas de raiz –, Eraldo já apresentou tributos a Cartola em outros palcos ludovicenses. O autor de Alvorada está em sua lista de preferidos, o que não tem difícil explicação: ele foi um dos maiores gênios da música popular brasileira em todos os tempos.

CARTOLA – Fundador da Estação Primeira de Mangueira, ainda no final dos anos 20, Angenor de Oliveira, o Cartola – que trabalhava como servente de obra e ganhou este apelido por conta do chapéu que usava para se proteger da poeira – sumiu do mapa, só reaparecendo em fins dos anos 50, encontrado pelo jornalista Sérgio Porto (o Stanislaw Ponte Preta), trabalhando como lavador de carros.

Na década de 60, abriu, com a então esposa, Dona Zica, o restaurante Zicartola, palco importante para o cenário da música popular brasileira, que veio a falir em seguida. Cartola só gravou o primeiro de seus quatro discos em 1974, na gravadora Marcus Pereira, que lançou outros nomes importantes como Canhoto da Paraíba, Doroty Marques, Papete e Chico Maranhão. Faleceu em 1980, aos 72 anos.

O couvert artístico individual custa apenas R$ 5,00. O Projeto Clube do Choro Recebe tem Apoio Cultural de TVN São Luís, Energético Hiro, Clinimagem, Honda Gran Line, Rádio Universidade FM, e Cia. de Comunicação e Produção.

SERVIÇO

O quê: Projeto Clube do Choro Recebe – 40ª. edição.

Quem: o grupo Chorando Calado recebe o cantor e compositor Eraldo Ébano.

Quando: dia 12 de julho (sábado), às 19h.

Onde: Restaurante Chico Canhoto (Residencial São Domingos, Cohama).

Quanto: R$ 5,00 (couvert artístico individual).

Maiores informações: pelos telefones [98] 3252-1219, 9128-6278 e/ou e-mails ricochoro@hotmail.com e clubedochorodomaranhao@gmail.com

Apoio Cultural: TVN São Luís, Energético Hiro, Clinimagem, Honda Gran Line, Rádio Universidade FM, e Cia. de Comunicação e Produção.
***

Leia sobre (e vote n)a 40ª edição do Projeto Clube do Choro Recebe no Overmundo:


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s